sábado, 2 de julho de 2011

Cristãos Perseguidos

O assassinato de Arakan Yacob, um cristão ortodoxo, pai de quatro filhos, ocorrido em 31 de maio em Mossul, aumentou o sentimento de desconfiança entre os cristãos sobre a perspectiva de um futuro de paz no Iraque. Foi o que disse o arcebispo caldeu de Erbil, Dom Bashar Warda, em uma entrevista, a associação caritativa internacional “Ajuda à Igreja que Sofre”. O choque do assassinato - disse o arcebispo -, levou alguns fiéis a pensar que “não há futuro para o seu país”.

Arakan é a vítima mais recente de uma série de ataques contra cristãos no Iraque. Ele tinha sido alvo de duas tentativas anteriores de sequestro, e na terceira vez, os criminosos conseguiram seu intento, seqüestrando-o. Três semanas antes, outro jovem cristão, de 29 anos, Ashur Yacob Issa, foi seqüestrado e assassinado depois que sua família não conseguiu pagar o resgate de 100 mil dólares solicitado pelos sequestradores.

Dom Warda referiu que desde 2002 mais de 570 cristãos foram mortos em episódios de violência ligados à religião ou à política. Entre 2006 e 2010, 17 sacerdotes iraquianos e dois bispos foram sequestrados e espancados ou torturados por seus agressores. Entre eles, um bispo, quatro padres e três subdiáconos foram assassinados.

Embora muitos queiram emigrar, os países que fazem fronteira com o Iraque - Síria e Turquia - estão vivendo situações de incerteza e crise. “Também a situação na vizinha Turquia, não é tão boa”, disse o arcebispo, “e o que está ocorrendo na Síria, uma família que pensa emigrar tem uma gama limitada de escolhas”.

Retirado do site: Radio vaticana
-- Mais um dos sinais que a volta de Jesus está perto! Preparai-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário