quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os maias previram o fim do mundo em 2012?

Será que os maias sabiam mesmo a data que marcaria o fim? Bem, em outras postagens já demosntrei a vocês pela bíblia que isso não é verdade. Recentemente, fazendo uma leitura em uma revista, achei muito interessante um texto e resolvi posta-lo para vocês. Trata-se da explicação do calendário maia pelos estudiosos e como as pessoas estão com uma ideia errônea. Segue abaixo o texto, espero que gostem!



A civilização maia esteve entre os povos mais sofisticados da Ámerica pré-colombiana. Seu domínio se estendeu por séculos, antes de ser encerrado pela colonização europeia. E uma de suas tecnologias mais sofisticadas era o calendário.
Como todo artefato desse tipo, ele se presta, em primeiro lugar, a marcar ciclos importantes, como a hora de plantar e de colher ou a aparição de determinados astros no céu. Para esse tipo de referência, um calendário de 365 dias é o mais indicado, porque reflete de forma mais acurada o movimento da Terra ao redor do sol. Os maias possuiam em desses, mas marcavam datas especificas e registros históricos por outro calendário.
Para essa solução alternativa, adotaram um ano (tun) de 360 dias, dividido em 18 meses (winal) de 20 dias cada. Mas, diferentemente do que fazemos, eles não consideravam o ano a unidade essencial de data. Ainda tinham o k'atun (que correspondia a 20 tun) e o b'a'ktun (que correspondia a 20 k'atun). Pois bem: o dia 21 de dezembro de 2012, segundo a maior parte dos especialistas, marca o final do b'a'ktun de número 13 na contagem do calendário maia.
Depois disso, o que acontece? Começa o b'a'ktun 14. Só isso. "Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último", afirma Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da Ámerica pré-colombiana da Universidade de São Paulo (USP), ou seja, a ideia de que o mundo vai acabar em 2012 pelo calendário maia é a mesma que levou alguns a pensar que o ano 2000, pela contagem gregoriana, marcaria o final dos tempos. É o fenômeno do número redondo, versão pré-colombiana.

Texto extraído da revista Conhecer Duetto - Coleção Especial - ed. 05 R$19,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário